segunda-feira, 5 de março de 2012

Amor Blue - Capítulo 35 [Últimos Capítulos]

CENA 1. FAZENDA de adma. sala. manhã

Otávia está com roupas de beata arrumando a mesa.

Otávia – Ai, titia... Será que o Padre João tá na igreja ou será que ele tá na capital? Preciso muito me confessar.

Cacilda – Andou pecando, Otávia?

Otávia – Não, não... magina. Coisa boba do dia-a-dia mesmo.

Cacilda – Ah sim!

Absurd entra.

Cacilda – Oi Absurd, boa sorte! Hoje é a reunião com a empresa de invenções lá na capital né?

Absurd – É... Cacilda vem cá. Eu preciso falar com você.

Absurd puxa Cacilda pro canto.

Absurd – Bom... eu e você já somos casados há mais de 20 anos.

Cacilda – Pois é, um longo sacrifício.

Absurd – E nesses 20 anos eu nunca te trai, nunca sequer toquei em outra mulher.

Cacilda – Duvido! E ainda se acha um exemplo? Mesmo se fosse verdade é sua obrigação ser fiel.

Absurd – Bom... eu confesso que sempre fui mais casado com a ciência do que com você.

Cacilda – E eu? Muito mais com Deus meu filho! Aonde você quer chegar hein, essa conversar fiada sei não. Não tá querendo falar de novo daquelas experiências sexuais?

Absurd – Não, eu te respeito Cacilda. Eu sei que você é uma beata respeitada e que foi um pecado aquela experiência que te deixou grávida. Por isso, eu vim pedi a sua permissão moral pra acionar Elga.

Música instrumental tema de Cacilda. Ela se choca e cai no sofá perplexa.

Cacilda – Acionar Elga? Mais o que é isso? Você ouviu Otávia? Ele quer acionar a rameira. Que absurdo! Que blasfêmia! Eu nunca fui tão ofendida em toda a minha vida. Você ouviu isso, Otávia? Você vai arder no inferno Absurd. Vamos Otávia, eu preciso rezar pro São Pecritim salvar a alma desse senhor.

Cacilda vai até Otávia.

Otávia – Que vergonha, titio!

Cacilda – Vamos, Otávia!

Cacilda e Otávia saem para o quarto de Cacilda.

CENA 2. DELEGACIA. SALA DE ANETE. MANHÃ

Zorroh – Como foi?

Anete – Eu desci do salto. Bati na Soraya, mais ela mereceu! Desisto dela. Ela ainda pagará pelos seus pecados. É bom que fique bem longe daqui. E você Zorroh, fazendo bem o serviço?

Zorroh – Estou. Eu sei que eu irei ficar aqui por apenas 1 ano e meio prestando serviços por fugir da Polícia. Mais eu to gostando! Quero ficar mais.

Anete – Tá bom. Pode trabalhar aqui. Só não pode ficar prendendo todo mundo pela cidade com a Dona Zorrah.

Zorroh – Passado...

cena 3. fazenda de adma. sala. dia

Cacilda e Otávia entram com uma panela soltando fumaça e cantando.

Cacilda (cantando) – Vá de retro Satãn... Vá de Retro Santãn... Vá de retro Santãn... Vá de Retro Santa!

Adma entra se abanando na fumaça.

Adma – Mais o que é isso, minha filha?

Cacilda – Eu e a Otávia estamos tirando o mal da casa mamãe. A senhora não sabe o que o Absurd me disse hoje, parecia que tava incorporado.

Adma – Dá licença, eu vou matar uma galinha pro almoço. Ah e, por favor, desliga isso aí que eu já sou uma senhora de idade e to começando a ficar sem ar.

Adma sai.

Otávia – Vamos desligar, titia?

Cacilda – Não Otávia, você não está vendo que o mal está usando todos dessa casa pra nos impedir? Vamos continuar... (cantando) Vá de retro Santãn!


CENA 4. SANTELMO. CASSINO. JOGATINA. DIA

Absurd está sentando numa mesa esperando chegar a hora da reunião. Dona Zorrah desce as escadas acompanhada das Naides. Absurd se choca e vai até ela.

Absurd – Não acredito.

Dona Zorrah – Oi?

Absurd – Leona Lake! Sou eu! Absurd! Não lembra?

CENA 5. NOVA SERRA. DELEGACIA. SALA DE VISITAS. DIA

Soraya está sentada numa cadeira em frente há uma mesa. Bianca entra algemada e vai até ela.

Bianca – O que você tá fazendo aqui?

Soraya – Bom, eu tenho uma proposta a te fazer.

Bianca – Proposta? Deixa de ser sonsa garota. Eu fui presa por sua culpa. O que você falou no tribunal não tem sentido.

Soraya – Enfim... como o Juiz negou o pedido de te soltar e me prender.

Bianca – Então foi você?

Soraya – Isso não vêm ao caso. Bom, se você aceitar a ajudar a acabar com todos de Santelmo eu retiro a queixa e você vai ser solta.

Bianca – Sério? Não sei não. Essa história tá muito mal contada.

Soraya – Sério mesmo. Topa? Eu quero acabar com todos. Principalmente com a Anete.

Bianca – Tá bom! Eu topo!

Bianca e Soraya se cumprimentam.

CENA 6. SANTELMO. CASSINO. JOGATINA. DIA

Absurd – Eu era fã da senhora, da época do teatro. A gente até teve um pequeno namorico?
        
Dona Zorrah – Não acredito, Absurd Boy?

Absurd – Eu mesmo. Agora Absurd Lain.

Dona Zorrah – Velhos tempos da época que eu era estrela do teatro. Bom, eu não sou mais Leona Lake né? Me aposentei. Me nome agora é Zorrah. Absurd, eu preciso te fazer uma grande revelação!

Absurd – Qual?

Dona Zorrah – Eu me aposentei porque eu já tava um pouco ultrapassada da idade e não ganhava mais papéis de mocinha e resolvi parar no auge. E também por outro motivo, eu fiquei grávida! De você.

Absurd e as Naides que estão ouvindo ao lado se chocam.

Dona Zorrah – É isso mesmo! Zorroh é seu filho!

CENA 7. SANTELMO. CISTERNA DE ÁGUA. CAIXA D’ÁGUA. DIA

Otávia e Cacilda estão ao lado da caixa d’água. Cacilda com um remédio na mão.

Otávia – O que viemos fazer aqui, titia?

Cacilda – Bom, eu estou aqui com o desestimulante sexual Broxonito inventado por Absurd e comercializado na capital misturado com o Boa noite, Cinderela! Também de Absurd que ele acabou de lançar.

Otávia – Sim, titia, mais o que a gente vai fazer com...? Ahhh, não me diga que...

Cacilda – (RISOS). Espertinha, puxou a tia. Isso mesmo, vamos colocar na caixa d’água.

Otávia – Mais não podemos fazer isso titia. Toda a água de Santelmo sai dessa cisterna.

Cacilda – Mais essa é a intenção, Otávia. Uma noite de santidade em Santelmo! Hoje ninguém prevarica! (RISOS). Vou pedir que o Absurd continue produzindo isso. Faremos isso duas vezes por semana.

Otávia – Mais assim a população de Santelmo não vai mais se reproduzir.

Cacilda – Ótimo! Logo logo seremos uma saudável comunidade de velhinhos.

Otávia – Comunidade de velhinhos?

Cacilda – É. A juventude é a fase da vida em que o ser humano mais peca!

Cacilda joga o remédio na água e começa a ri colocando a mão na boca. Otávia olha pros lados.

Otávia – Vamos embora titia, antes que sejamos vistas.

Cacilda e Otávia saem.



cena 8. santelmo. cassino. jogatina. dia

Adma – Pára de ser bobo, Absurd! Você não tá vendo que essa mulher tá te enrolando pra arrumar um pai pro filho dela?

Absurd – Não, minha sogra. Eu to sentindo, Zorroh é meu filho.

Adma – Era só o que faltava.

Zorroh entra.

Dona Zorrah – Ele chegou!

Absurd abraça Zorroh. Denaide começa a chorar limpando suas lágrimas com um lenço.

Henaide – Que reencontro emocionante! Denaide tá emocionada.

Absurd – Eu não acredito que não vi Zorroh crescer, o meu filho.

Dona Zorrah – Ele era uma gracinha quando criança. Adorava brincar de espada na casa dos amiguinhos.

Henaide e Denaide (ambas) – Huuuuuuuuuum!

Adma – Quantos anos Zorroh têm?

Dona Zorrah – 45, por quê?

Adma – Há quantos anos você conheceu a Zorrah, Absurd?

Absurd – Ih! É verdade. Há 25 anos antes da Cacilda, a gente até enfrentou preconceito porque ela é mais velha que eu.

Dona Zorrah – Eu sou apenas um pouco mais velha que a Dona Adma.

Adma – Ai ai.

Absurd – Então Zorroh não é meu filho?

Adma – Eu falei!

Absurd – É muita emoção. Uma hora eu descubro que Zorroh é meu filho e outra que ele não é. Henaide, me trás uma água!

Henaide – Ih! Não vai dar. Estamos com problemas na distribuição de água na cidade. Alguém fechou a cisterna, irei ver se já voltou.

Absurd – Não precisa mais, estou de saída. Irei pra uma reunião importantíssima que definirá o meu futuro. Até mais!

Adma – Boa sorte!

Absurd sai.

cena 9. sequência de imagens. dia/noite

Imagens de Santelmo com passagem do tempo do Dia para a Noite.

cena 10. fazenda de baldoc. cozinha. noite

Sófia – Bell, fez o que eu pedi?

Bell – Fiz! Uma moça veio procurar emprego, ela é cozinheira e enfermeira.

Sófia – Ah que bom! Isso que dá ficar correndo nesse pasto debaixo de sol e de chuva. Papai só podia acabar doente.

Bell – Pois é, depois que a Bezerra foi embora então. A gente tem que fazer de tudo já que não tem ela mais pra fazer. Mais agora tá tudo certo! Eu contratei a cozinheira e enfermaria que ainda tem uma assistente. Ai! É tão cedo e já tá me dando um sono!

Sófia – Em mim também. Bebi água e to quase caindo. Acho que vou dormir.

CENA 11. CASSINO. QUARTO DE SHENG E ELGA. NOITE

Sheng – Elga, vem cá! Eu quero que você faça aquele negócio que você sabe fazer com a boca de novo.

Elga – Tá bom!

Sheng bebe um copo de água que está ao seu lado numa mesinha. Elga vai até ele, Sheng cai duro dormindo na cama.

Elga – Desabou! Eu hein...

Alguém bate na porta, Elga abre. É Billy!

Elga – Billy, o que você tá fazendo aqui?

Billy – Posso falar com você?

CENA 12. FAZENDA DE ADMA. SALA. NOITE

Adma – Absurd ligou avisando que não é pra esperar ele, adiaram a reunião e ele já num hotel lá em Nova Serra.

Cacilda – Ok! Bom, hora de dormir né gente?

Adma – Ué, é cedo ainda.

Cacilda – Não, mamãe, vai dormir. Amanhã a senhora vai um longo dia e eu a Otávia precisamos ir na cidade conferir se o plano seu certo. Ops... digo.

Adma – Oi? Tá bom eu vou dormir.

Arlette – Eu também vou. Boa noite Cacilda, Boa noite filha!

Cacilda – Eu quero que as duas sonhem com os anjos. Inclusive, se tiverem problemas com insônia é só falar comigo que eu tenho um remédio ótimo... digo. Boa noite!

Adma e Arlette saem.

Otávia – Pronto, titia! Agora vamos lá na cidade ver se o plano deu certo.

Cacilda – Deu sim, Otávia. Essa noite ninguém prevarica (RISOS).

Otávia e Cacilda saem devagar e fecham a porta lentamente pra ninguém acorda.

CENA 13. FAZENDA DE BALDOC. QUARTO DE BALDOC. NOITE

CAM mostra uma mão mexendo o copo de água de Baldoc com uma colher, ela pega um comprimido e coloca nele. CAM mostra os pés da pessoa caminhando até Baldoc e a pessoa de costa o entregando o copo.

Baldoc – Muito Obrigado!

A pessoa vira-se. É Soraya, vestida de enfermeira. Música de Suspense. Ela caminha até o fim do quarto onde Bianca está com os mesmos trajes.

Bianca – Tudo certo?

Soraya – Claro, troquei o remédio.

Baldoc desmaia na cama, com o copo na mão. Bianca e Soraya comemoram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sem palavrões, por favor!